Vai, coelha!

LilySlim Weight charts

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tá, mas o que é hipotireoidismo?

O que é tireóide?

A tireóide é uma glândula localizada no pescoço. Ela produz dois hormônios: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são responsáveis por controlar o metabolismo, que é a velocidade com a qual o organismo gasta energia.


Hipotireoidismo

Quando a tireóide produz menos hormônio do que deveria, acontece o hipotireoidismo. O metabolismo cai, e organismo  passa a funcionar de maneira mais lenta. Isso causa:

- Ganho de peso;

- Cansaço sem motivo aparente;
- Cabelos e unhas quebradiços e de crescimento lento;
- Prisão de ventre;
Câimbras;
- Alterações no ciclo menstrual;
- Intolerância ao frio.

O distúrbio hormonal é mais comum em mulheres – estima-se que 10% das adultas sofram do problema – e em pessoas mais velhas. Porém, não se trata de uma regra, e ele pode ocorrer com qualquer pessoa em qualquer idade.



Causas

A redução da produção hormonal pode estar ligada a anomalias genéticas na glândula. 

Outra causa possível é a baixa produção do TSH, um hormônio produzido por outra glândula – o hipotálamo, localizado na cabeça – e que é responsável por estimular a produção dos hormônios tireoidianos.



Tireoidite de Hashimoto (meu caso)

Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune cuja principal característica é a inflamação da tireóide devido a um erro do sistema imunológico. O organismo fabrica anticorpos contra as células da tireóide, provocando a destruição da glândula ou a redução de sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo. 

Diagnóstico

Se você apresenta esses sintomas, além da tireóide inchada e endurecida, procure um endocrinologista. Ele pedirá exames de dosagem hormonal e uma ultrassonografia da glândula, a fim de diagnosticar ou não o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário